Obs. 1: Método híbrido geralmente se refere a um
processo de transição do tradicional para o PBL, até que este se configure
plenamente.
1.2: "et al" vem de "et alii",
uma expressão do latim que significa "e outros".
Obs. 2: Referências citadas:
2.1 - Barrows HS, Tamblyn RM. Problem-Based Learning: an approach to medical education. New
York: Springer; 1980.
2.2 - Perrenoud P. A prática reflexiva no ofício de
professor: profissionalização e razão pedagógica. Porto Alegre:
Atmed; 2002.
2.3 - Koh GCH, Khoo HE, Wong ML, Koh D. The effects
of problem-based learning during medical school on physician competency: a
systematic review. Can Med Assoc J. 2008;
178(1):34-41.
2.4 - Gomes R. Análise e interpretação de dados de
pesquisa qualitativa. In: Minayo MCS, org. Pesquisa social: teoria, método e
criatividade. Petrópolis: Vozes; 2007. p.79-108.
2.5 - BARROS, N. F.; LOURENÇO, L. C. A. O ensino da
saúde coletiva no método de aprendizagem baseado em problemas: uma experiência
da Faculdade de Medicina de Marília. Rev. Bras. Educ. Med., Rio de Janeiro, v.
30, n. 3, dez. 2006.
2.6 - BRIANI, M. C. O ensino médico do Brasil está
mudando? Rev. Bras.Educ. Med., v. 25, p. 73-77, 2001.
2.7 - FIGUEIRA, E. J. G. et al. Apreensão de
tópicos em ética médica no ensino-aprendizagem de pequenos grupos: comparando a
aprendizagem baseada em problemas com o modelo tradicional. Rev.Assoc. Med.
Bras., v. 50, n. 2, p. 133-141, 2004.
2.8 - GADOTTI, M. Pensamento Pedagógico Brasileiro.
8. ed. São Paulo: Ática, 2004.
2.9 - GOMES, R. et al. Aprendizagem Baseada em
Problemas na formação médica e o currículo tradicional de Medicina: uma revisão
bibliográfica. Rev. bras. educ. med., Rio de Janeiro, v. 33, n. 3, set. 2009.
Obs. 3: Dr. Saúde não se responsabiliza sobre possíveis alterações de dados presentes na tabela do último capítulo da série.
Dr. Saúde
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